Depois de tentar Herbalife, Vigilantes do Peso, Dieta das Proteínas, Dieta do Leite, Dieta da Sopa, Endócrinos, Remédios para emagrecer, academia e nutricionista, resolvi detalhar aqui minha guerra particular contra a balança já declarada há mais de 15 anos. Tenho 27 agora e em todo esse tempo já emagreci e engordei uns 50 kg. Resolvi seguir a dieta dos pontos dessa vez por ser a menos restritiva para mim e abraçar a academia com um plano anual. Bem-vindos ao campo de batalha!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atividade física

Desde que comecei a dieta, só não malhei 3 dias, diga-se de passagem, dois sábados [um deles, passei fazendo faxina em casa, já é alguma coisa] e um domingo. Meta diária de pelo menos 30 minutos de atividade física intensa. E hoje, apesar do frio e da chuvinha, não foi diferente, comi meu lanche, arrumei minha malinha com toalha, grana, garrafinha de água, pus um casaco e rumei para mais uma aula de spinning. A temperatura baixa espantou a galera e só tinha quatro alunos além de mim na sala. Missão cumprida: 45 minutos de exercício e mais 700mL de água ingeridos, completando 1,8L do dia.

Três coadjuvantes estão segurando minha gula: cookies e mini cereais integrais da Quaker, que como depois do almoço acompanhado de chá quente quando me bate a vontade de comer doce [as embalagens somam de 30 a 59 pontos].

O lanche reforçado que como às 19h30, antes de ir à academia, a hora da minha fome mais bandida. São três fatias de pão integral light com requeijão light e um café com adoçante para dar energia. Parece um exagero [são 65 pontos , pois como de três em três horas e não seria necessário tanto carboidrato junto nessa refeição , mas pra mim, é o que funciona. Se passar fome, é mais fácil de fracassar a dieta, então, o que é certo é o que dá certo pra você.

E, finalmente, sopa Vono [de 22 a 25 pontos], aquela da caneca, que devoro nessas noites frias depois que chego do spinning, tomo um banho e ponho meu roupão. Depois dela, só uma fruta para completar as cotas do dia. Hoje, fechei o dia com 285 pontos e ainda deixei preparado um quibebe para amanhã com margarina light e leite desnatado. Aliás, fica a receita.

Receita de Quibebe light: [60 pontos]

½ cebola picada [5 pts]

2 col. Chá de margarina light [30 pts]

300g de moranga cabotia cozida e amassada [25 pts]

3 cravos-da-índia

2 Col. Sopa leite desnatado [3 pts]

sal e pimenta a gosto

salsinha picada

Frite a cebola na margarina por 2 minutos, acrescente a moranga, mexa e misture o cravo , caso não esteja cremoso o suficiente, adicione o leite desnatado. Acerte o sal e a pimenta, desligue o fogo e misture salsinha a gosto.

Devagar e sempre...

Comecei a dieta no dia 15 de junho e nesse dia mesmo já escorreguei numa bandeja de salame com pães de queijo quentinhos. Somei 455 pontos, e meu limite eram 320. Fiquei triste mas como estava anotando tudo o que comia para detectar meus erros, notei que não me controlo na frente de grandes quantidades de alimentos de que eu goste muito. Logo, nada de trazer bandejas de salame para casa.

No segundo dia, consegui baixar o consumo para 340 pontos distribuídos em várias refeições com todos os grupos alimentares. Eis uma peculiaridade minha: sempre comi direito, adoro salada, gosto de comida colorida, não sou muito chegada a frituras, há anos troquei leite integral por desnatado e açúcar por adoçante. O problema não é o que eu como mas o quanto eu como.

Até iniciar a dieta comia de três a quatro pães franceses recheados generosamente com muito requeijão e alguns frios à noite, quando eu tenho a fome mais voraz. Nunca gostei de sair da mesa sem me sentir pesada, comia até não ter mais “espaço”, comia para me punir, para me congratular ou pior, só por comer.

Senti vontade de emagrecer quando vi o esforço e a perseverança de uma amiga que perdeu 28 kg em um ano e 4 meses. Fiquei admirada com a dedicação dela pois é uma média de meio quilo por semana, coisa que eu acharia, na minha cabeça afoita e viciada em anfepramona, pouquíssimo, quase um fracasso de dieta. Certamente, me desataria a comer como condenada e desistiria logo depois da primeira pesagem.

E foi olhando as fotos do processo dessa amiga que percebi: a perseverança era mais importante que as dietas milagrosas. Comecei a dieta no outro dia. Quando me pesei, pois há meses não passava perto da balança, marquei 86,6kg. Com 1,69m, eu havia, finalmente, chegado à obesidade e perder peso deixava de ser uma questão de estética, passava a ser determinante para a minha saúde.

Resolvi começar o diário apesar de já anotar na agenda de papel tudo o que como e minha atividade física porque já é uma grande vitória completar 14 dias de dieta, os primeiros da minha vida sem escorregões grandes ou remédio para ajudar.

Meu namorado me pesou na sexta-feira, 24, e eu havia enxugado 3,3kg desde o dia 16. Meu metabolismo é ótimo, pois a dieta dos pontos normalmente emagrece 1kg por semana. Confesso que estou empolgada com a pesagem dessa semana, adoraria emagrecer mais 3,3kg entretanto preciso me contentar com o quanto perder pois “grandes trabalhos não são realizados pela força mas pela perseverança.”