
Atendendo a pedidos, eis o meu cardápio detox:
Gente, detox quer dizer desintoxicação, tem várias detox rolando na internet mas me baseei numa que ganhei numa clínica de estética que eu freqüentava. O objetivo da detox é a desintoxicação, a limpeza do organismo, o emagrecimento é uma conseqüência apenas. Quando nos sentimos cansadas, com gases, desconforto abdominal e inchaço, a culpa é do exagero de sal, açúcar, gordura ou álcool [ou tudo junto, como no meu caso]. Em excesso, isso interfere na desintoxicação natural do fígado e acaba por acumular toxinas que causam muitos males entre eles retenção de líquidos, inflamação e ganho de peso.
Adaptei algumas coisas da dieta original pois faço atividade física diariamente de alto gasto calórico, por exemplo, sempre tomei café da manhã com 2 fatias de pão integral com mel ou requeijão light e antes dos treinos também comia uma banana ou um pão integral. Nada a ver ficar com a perna tremendo na academia ou desmaiar por não comer. Ah, e também comi cereal integral com iogurte zero de sobremesa embora os derivados de leite não sejam recomendáveis na detox. Mas o cereal integral é um hábito que adquiri para o bom funcionamento do meu intestino e decidi não largar. Porém não aconselho, no terceiro dia me senti mais inchada que no segundo depois dessa sobremesa.
Regras da detox:
-jamais fazer a detox por mais de uma semana [o ideal é 3 dias] pois é uma dieta muito restritiva.
-estão cortados da detox: frituras, carnes, embutidos [como presunto, queijo, salame], carboidrato refinado ou branco [arroz, pão, macarrão], açúcar, bolos, biscoitos, refrigerantes, gorduras como óleo, margarina, manteiga, maionese [mesmo as versões light] e leite e derivados.
-consumir com muita moderação: sal, café, produtos industrializados e carboidratos integrais.
-liberados: frutas [dê preferência ao trio melão, melancia e abacaxi que têm mais água e são diuréticas naturais] e hortaliças, de preferência, cruas. Fiz sopa porque acho mais prático e posso misturar mais vegetais.
-para eliminar as toxinas, tome 1 litro de chá de hibiscus por dia e, pelo menos, 2 litros de água. O hibiscus é um diurético muito potente, no fim dos 3 dias, vc vai notar que está com menos celulite por causa dele.
-barras de cereal não são uma boa opção nessa dieta porque o objetivo é eliminar toxinas e elas são eliminadas pela urina, logo, prefira as frutas às barrinhas.
-Para ver a receita da minha sopa detox, clique aqui
Exemplo de cardápio que eu segui:
Café da manhã: café solúvel com adoçante + 2 fatias de pão integral com mel ou requeijão light
Lanche da manhã: uma porção de fruta [melancia, abacaxi ou melão]
Almoço: sopa de legumes detox
Sobremesa: um copinho de iogurte molico com 1 colher de sopa de cereal integral [receita aqui]
Lanche da tarde: uma fruta [melancia, abacaxi ou melão]
Antes da academia: 1 banana ou 1 fatia de pão integral com 1 xícara de café solúvel
Janta: sopa de legumes detox
Ceia: 1 porção de melancia
Dica do que funcionou pra mim:
Tome o chá de hibiscus até no máximo 3h antes de dormir, do contrário, você terá de levantar durante a noite para urinar.
Na dieta original, o café da manhã era um copo de suco de laranja natural, gente, nada de caixinha! Mas faço academia de manhã e à noite e um suco não iria me “segurar” por muito tempo. Se você não malha pesado, pode usar o suquinho mesmo.